Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
A escola Ayrton Senna da Silva possui caracteristicas muito peculiares dentro da rede pública de ensino,atendendo adolescentes em situação de vulnerabilidade social,que são encaminhados por Òrgãos de Proteção á Infância e Adolescência,como Ministério Público,Conselhos Tutelares,PEMSE,abrigos e outros.É considerada uma escola aberta,por receber alunos em qualquer época do ano e nunca interromper seu trabalho docente.Sua equipe é formada por educadores/oficineiros que atuam em turno integral.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa no Ministério Público

  A  equipe de professores da nossa escola participou deste seminário na última sexta feira, tendo em vista a nossa retomada no projeto de JR e a implementação do circulo no nosso espaço de atuação.


Em um primeiro momento um grupo de alunos da Bom Jesus cantou uma música de autoria deles. A Profª Kay Pranis ficou emocionada com a música e disse que era um bom começo para o Seminário. Para abir a palestra sobre os processo cirulares, a Profª Kay Pranis afimou que precisamos avançar e melhorar a participação da Justiça Restaurativa assim como é necessário o engajamento do público que apoiam a implementação de núcleos comunitários. Em seguida, ela contou brevemente sua história e como iniciou suas práticas nos círculos. Emocionada com a recepção que teve na Capital, a Profª Kay Pranis disse estar emocionada. "Lavei a alma. Experimentei muito amor aqui e isso está além do meu entendimento", anunciou Kay. Ela falou que o trabalho realizado pela Justiça Restaurativa, em Poro Alegre, está fundado nos valores como respeito, sabedoria e o compreendimento em aprender mais.



Ainda na parte pela manhã, a Profª Kay Pranis se tratou da Justiça Restaurativa nos sistemas Criminal e Judiciário. Kay referiu-se no dano como o problema central a ser tratado, é esse o foco da justiça restaurativa. Para ela, a justiça restaurativa envolve comprometimento de quem participa nos processos. Seu propósito é "colocar as coisas no lugar certo". Há novas perguntas que devem ser feitas que se diferem da justiça convencional que facilita os envolvidos a achar uma resposta.



Já na parte da tarde, a Profª Kay Pranis apresentou a utilização de processos circulares em escolas. Trouxe muitos relatos de casos aplicados nos Estados Unidos. "Punição não serve. Não repara dano. O diálogo é importante, é um plano para consertar. Crianças pequenas são boas pois reconhecem fácil os seus erros", afirmou Profª Kay Pranis. O uso de círculos em ambientes de trabalho também foi citado e explorado brevemente.



Com as temáticas finais do Seminário, a Profª Kay Pranis contou diversos exemplos de círculos que deram certo e onde podem ser aplicados. Comentou da imnportância que os processos circulares têm na escola e no sistema de Justiça. Para finalizar ela sustentou que a Justiça Restaurativa faz com que as pessoas sejam mais auto-responsáveis. Após o término do discurso a palestrante estava aberta para perguntas. A plateia tinha inumeras dúvidas e a Profª Kay Pranis esclareceu o questionamento de muitos participantes. Logo depois do encerramento do seminário a convidada participou do Lançamento do livro "Processos Circulares" e Sessão de Autógrafos.

Atualizações...

  A Escola Ayrton Senna prestigiu  no último sábado, a homenagem pelo dia do professor no Clube do Professor Gaúcho.Esteve no evento o representante do Ministro da Educação,sr. Elizer Pacheco.Estavam também presentes ao evento a Secretária Municipal de Educação Professora Clecy Jurach, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Professor Garcia.O CTG Laço da Querencia abrilhantou a entrega de troféus com representação pela invernada adulta.

Homenagem ao Dia do Professor