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Porto Alegre, RS, Brazil
A escola Ayrton Senna da Silva possui caracteristicas muito peculiares dentro da rede pública de ensino,atendendo adolescentes em situação de vulnerabilidade social,que são encaminhados por Òrgãos de Proteção á Infância e Adolescência,como Ministério Público,Conselhos Tutelares,PEMSE,abrigos e outros.É considerada uma escola aberta,por receber alunos em qualquer época do ano e nunca interromper seu trabalho docente.Sua equipe é formada por educadores/oficineiros que atuam em turno integral.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Escola Ayrton Senna participa de seminário na Câmara de Vereadores


Professores e pesquisadores debatem escola integral


Com a proposta de aprofundar o debate sobre a escola de turno integral, através da exposição de propostas aprovadas em outros municípios, e com depoimentos de estudiosos da área, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre promove hoje (10/12), o Seminário Escolas de Tempo Integral. O evento ocorre no auditório Ana Terra do Legislativo, e conta com a participação de professores, educadores, diretores de escolas, profissionais da educação e público em geral.



Na abertura, a presidente da Cece, vereadora Juliana Brizola (PDT), avaliou que o tema educação “pode sim mudar a realidade do nosso país, Estado e cidade”. Ela defende que a escola de turno integral não seja apenas um lugar para os pais largarem os filhos irem trabalhar com segurança, mas uma proposta pedagógica para “transformar a realidade de jovens para entrarem no mercado de trabalho em condições iguais aos alunos de escolas particulares”. Ela ressalta o trabalho desenvolvidos pelo CIEPs no Rio de Janeiro, idealizados pelo ex-governador Leonel Brizola e por Darci Ribeiro.



Juliana criticou os políticos que não investem em educação. “Eles precisam passar a entender que a educação não é gasto, mas investimento”, avaliou. Segundo a presidente da Cece, muitos dos problemas sociais que assolam o Brasil poderiam ser minimizados com a educação, e defendeu a valorização do professor como ponto de partida de um novo processo para a educação. “O Brasil só vai ser livre quando existir uma educação pública de qualidade”, concluiu.



Transformações



Para a vereadora Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Cece, o Brasil vive “boas transformações” na educação. Disse que a ampliação de recursos e os novos dispositivos legais que garantem essas verbas são fundamentais para o desenvolvimento da área. Sofia defendeu a extensão do tempo escolar como transformação da educação para crianças e jovens. “Temos que transformar a escola por dentro, que seja atrativa para os jovens e nossas crianças”, destacou.



A primeira palestra do seminário foi feita pela educadora Lia Faria, ex-secretária de educação do Rio de Janeiro e diretora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Ela fez um histórico sobre os pensamentos políticos e ideológicos que levaram Leonel Brizola e Darci Ribeiro implementarem a escola de turno integral no Estado do Rio de Janeiro. “Eles pensaram um escola bonita, humana e de qualidade”, registrou. Lia defendeu que este tipo de sistema escolar precisa ser centrado em educação, saúde e cultura.



Fonte:Prefeitura de Porto Alegre

domingo, 5 de dezembro de 2010