Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
A escola Ayrton Senna da Silva possui caracteristicas muito peculiares dentro da rede pública de ensino,atendendo adolescentes em situação de vulnerabilidade social,que são encaminhados por Òrgãos de Proteção á Infância e Adolescência,como Ministério Público,Conselhos Tutelares,PEMSE,abrigos e outros.É considerada uma escola aberta,por receber alunos em qualquer época do ano e nunca interromper seu trabalho docente.Sua equipe é formada por educadores/oficineiros que atuam em turno integral.

domingo, 22 de novembro de 2009


20 de Novembro:Uma data pra refletir...

Dia Nacional da Consciência Negra
Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil

Zumbi, símbolo da
resistência negra

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695.

O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organização dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros não pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras.

Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive índios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares.

Alguns anos após a sua fundação,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedição bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianças, foram degolados. Um recém-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antônio Melo, um padre da vila de Recife.

O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, além de lhe dar noções de latim, e o iniciar no estudo da Bíblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a população local não aprovava a atitude do pároco, que criava o negrinho como filho, e não como servo.

Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco não se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmãos de raça sendo humilhados e mortos nos engenhos e praças públicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares.

Após caminhar cerca de 132 quilômetros, o garoto chegou à Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma família e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmãos em inteligência e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espécie de ministro de guerra nos dias de hoje.

Com a queda do rei Ganga Zumba, morto após acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade até o final de seus dias. Com o extermínio do Quilombo dos Palmares pela expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmãos, então terra de Pernambuco.

Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo. Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.

“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou “Morto Vivo”. Seja qual for a tradução correta do nome Zumbi, o seu significado para a história do Brasil e para o movimento negro é praticamente unânime: Zumbi dos Palmares é o maior ícone da resistência negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua história é contada com orgulho pelos habitantes da região onde o negro-rei pregou a liberdade.

sábado, 17 de outubro de 2009

Confraternização Dia do Professor


SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista,

malabarista,

pintor, escultor, doutor,

musicólogo, psicólogo...

É ser mãe, pai, irmã e avó,

é ser palhaço, estilhaço,

É ser ciência, paciência...

É ser informação,

é ser acção.

É ser bússola, é ser farol.

É ser luz, é ser sol.

Incompreendido?... Muito.

Defendido? Nunca.

O seu filho passou?...

Claro, é um génio.

Não passou?

O professor não ensinou.



Ser professor...

É um vício ou vocação?

É outra coisa...

É ter nas mãos o mundo de

AMANHÃ



AMANHÃ

os alunos vão-se...

e ele, o mestre, de mãos vazias,

fica com o coração partido.

Recebe novas turmas,

novos olhinhos ávidos de

Cultura

e ele, o professor,

vai despejando

com toda a ternura,

o saber, a Orientação

nas cabecinhas novas que

amanhã

luzirão no firmamento da

Pátria.

Fica a saudade...

a Amizade.

O pagamento real?

Só na eternidade.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Homenagem a Você Criança.
Você criança,
que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espalhem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Durante a semana de 08 a 11 de setembro nossa escola transferiu sua atividades para o Acampamento Harmonia no Piquete do CTG Guardiões do Rio Grande juntamente com a Polícia Cívil.Foram desenvolvidas atividades diversas tipicas da nossa terra.Os alunos participaram de palestras,ouviram histórias e contos sobre lendas gauchescas,comeram comidas típicas e ouviram canções gaúchas.Foi uma parceria muito proveitosa onde os alunos conheceram um pouco do dia-a-dia do homem do campo.Nós fomos muito bem acolhidos pelos policiais que foram responsáveis por esse intercambio.Fica nossa homenagem e nosso agradecimento!!!

Semana Farroupilha

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Um pouco da nossa história

Este mês tem uma grande importância para o Rio Grande do Sul: 20 de setembro é a data máxima do nosso povo, quando é reverenciada a Revolução Farroupilha. É o marco da história e da formação política da sociedade rio-grandense e foi transformada em feriado, por decisão da Assembléia Legislativa, a partir de Lei aprovada no Congresso Nacional, em 1996. Esta semana a Chama Crioula foi acesa em vários pontos do Estado, dando continuidade às comemorações da Semana Farroupilha que iniciaram na quinta-feira, dia 13, e se estenderão até o dia 20.


História

O Movimento Tradicionalista do Rio Grande do Sul surgiu no ano de 1947, a partir da criação do Departamento Tradicionalista, organizado por estudantes da famosa Escola Pública Estadual Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, liderado por João Carlos Paixão Cortes. Na capital gaúcha, neste período, se ergue, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, entre prédios residenciais e públicos, uma espécie de vila, com cerca de 400 barracas e galpões de madeira, denominada "Ronda Crioula".

O nome Ronda Crioula foi buscado na campanha, onde, quando se cuida do gado nas tropeadas, os gaúchos ficam sempre em redor deles, cantarolando, assobiando, tocando violão, que assim faziam para acalmar os bois. Um fogo, aceso a certa distância do gado, fica, igualmente rodeados de gaúchos que esperam para fazer a sua ronda, ou seja, vão substituir os companheiros que estão observando o gado.

Completando 54 anos, desde 1947 a Ronda Crioula reúne integrantes de CTGs - Centros de Tradições Gaúchas, piquetes e milhares de pessoas, que visitam o local, e celebram a data, ao redor do fogo de chão, com churrasco e chimarrão, poesia, música e dança, relembrando a história e contando causos.

Como ponto máximo, encerrando as comemorações, os desfiles a cavalo ou em charretes reúnem, em todo o Estado, milhares de gaúchos, trajando as vestimentas típicas - os homens: bombachas, botas, lenços e chapéus de aba larga; as mulheres: vestidos de prenda, rodados e coloridos, e com belas flores nos cabelos.

Em clima de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e da cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antecedentes, unindo gerações e etnias.

Revolução Farroupilha

A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, e que durou cerca de 10 anos, envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.

Unindo e mobilizando os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte de Bento Goançalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região. Entre as principais causas do levante, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.

Mas, além disso, a Revolução Farroupilha transformou-se em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais, e, talvez, principalmente ideológicos, que orientam a sociedade gaúcha até hoje. Apesar da guerra, do ataque constante do poder imperial, os rebeldes farrapos mantiveram a atividade econômica, desenvolveram as estruturas de poder, tanto civil quanto militar, e introduziram revolucionárias práticas democráticas.

Em 1837 e 1838, libertaram os escravos, que haviam participado da revolução; reduziram os impostos sobre exportação e restabeleceram o imposto sobre importação de gado; criaram uma fábrica de arreios e outra de curtir couros e promoveram o recenseamento da população. Ainda, dentre as medidas mais importantes, institui-se a Assembléia Constituinte e o sistema eleitoral baseado no sufrágio universal, com voto obrigatório e apuração perante o povo reunido.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Após férias de inverno,nossa escola volta a normalidade.Apesar da ameaça da gripe A,por enquanto não tivemos nenhum caso.Os hábitos foram alterados e a higiene redobrada.Estamos iniciando o segundo semestre a todo vapor,muitas idéias e projetos estão sendo elaborados para trabalharmos nas nossas oficinas.Mês de setembro é cheio de eventos na nossa escola,iniciamos com o PROERD nas Fórmulas II.Programa de Resistência às Drogas e à Violência.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).

Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.
Em breve estaremos postando mais novidades pois de 08/09 a 11/09 estaremos na Estância do Harmonia junto com os alunos para desenvolvermos atividades relacionadas á cultura gaúcha.

Atualizações...


domingo, 26 de julho de 2009

ORAÇÃO DO PROFESSOR

Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor, inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho, iluminando-lhes o caminho.
Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!

domingo, 21 de junho de 2009

Nossa homenagem a Professora Tania

Querida colega,esta é uma pequena homenagem dos professores e funcionários da escola que você atuou nos últimos anos.Seja feliz nessa nova etapa de sua vida que se inicia agora!Amigos para sempre...

terça-feira, 9 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE AS ATITUDES DO SER HUMANO SOBRE O MEIO AMBIENTE


PRESERVE O MEIO AMBIENTE
DEUS CRIOU UM AMBIENTE RICO E SAUDÁVEL

PARA OS SERES DESFRUTAR

POREM ESTÁ SENDO DESTRUÍDO

POR NÃO SABERMOS CUIDAR

O EFEITO ESTUFA NA CAMADA DE OZÔNIO

RIOS CONTAMINADOS E O AR

A NATUREZA ESTA GEMENDO

REAGINDO E O POVO SOFRENDO

É HORA DE NOS DESPERTAR

MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

O AR NÃO TODO POLUÍDO

NEM TODA ÁGUA CONTAMINADA

AINDA TEMOS SOLO FÉRTIL NO BRASIL

QUE PRODUZEM MUITO BEM

ESTA REALIDADE EM OUTROS PAÍSES

É PARCIALMENTE TAMBÉM

E NOSSAS MATAS AMAZÔNICAS

PULMÃO DO MUNDO CONSIDERADO

O OXIGÊNIO QUE ELA PRODUZ SOBE PARA ATMOSFERA

E DISTRIBUI AOS NECESSITADOS

OUTRA COISA SABEMOS TAMBÉM

A POLUIÇÃO QUE OUTROS PAÍSES E REGIÕES COMETEM

ATINGE TODO GLOBO TERRESTRE

E A VIDA DE TODOS OS SERES COMPROMETEM

ALERTA AINDA É TEMPO

VAMOS REFLORESTAR

PRESERVAR AS MATAS QUE AINDA TEMOS

NÃO DERRUBAR NÃO QUEIMAR

NÃO JOGAR LIXO NOS RIOS

NEM ESGOTOS SEM QUE PRIMEIRO TRATAR

CUIDAR DOS OCEANOS E AFLUENTES

E DAS MATAS CILIARES

COLOCAR FILTROS NOS CHAMINÉS DAS FÁBRICAS

E NOS ESCAPAMENTOS DOS CARROS E EMPLEMENTOS

OS PROBLEMAS SÃO LOCAIS

MAS ATINGE GLOBALMENTE

PORTANTO É RESPONSABILIDADE DE TODOS

CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

SE CADA UM FASER SUA PARTE

EVITANDO AS AGREÇÕES

FELICIDADE NO PRESENTE

E NAS PROXIMAS GERAÇÕES

QUER SER FELIZ E CONTENTE.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE!

domingo, 31 de maio de 2009

Planeta Terra:Conhecer para Preservar!!!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Semana do Meio Ambiente



Nesta semana,na nossa escola estamos desenvolvendo um projeto sobre o Meio Ambiente. Atividades diversificadas estão sendo feitas nas turmas.Todas voltadas para a preservação, reciclagem e concientização do uso de recursos da natureza com moderação.
Atividades ao ar livre também serão feitas como visita ao zoológico e ao Jardim Botânico.
Todas serão registradas e postadas no blog brevemente!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Um momento muito especial

Na semana que passou os alunos e professores da nossa escola participaram de uma mis-
sa muito especial na Igreja Santo Antonio.Foram homenageadas duas professoras que se aposentaram no início deste ano,diretora Iara e professora Ivete.Na ocasião os alunos prestaram uma bonita homenagem cantando uma canção e entregando presentes confeccionados por eles.Um momento emocionante no final de carreira destas professoras que desempenharam tão bem o ofício de educar.




quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nossa Festinha de Dia das Mães!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mãe (Mario Quintana)

Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mãe (Mário Quintana)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Poema do Trabalhador

Senhor, ajuda-me, quero vencer
Eu sei que posso, é só querer
Com vontade e determinação
Com tua ajuda eu hei de poder
Não pensarei jamais em perder
Levarei avante esta decisão

Meu Senhor, que és meu pai
Sei, quem em ti confia, não cai
E minha fé em ti, que perdura
Diz que para frente é que se vai
E com o poder que de teu nome sai
Minha Vitória já está segura

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Momentos Especiais

No último sábado,25 de abril,os professores participaram de um encontro de formação diferente.
Estiveram em alguns municípios como Santo Antônio da Patrulha,Caraá e Osório para conhecerem outras realidades.
Nesta oportunidade foi possível apreciar o que de melhor cada município oferece em termos gastronomicos e turismo.
Tivemos acesso a informações importantes e curiosidades dos lugares visitados.
Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.
Os primeiros habitantes de Caraá foram os indígenas que deram o nome à localidade, devido à farta existência de um produto que servia de matéria prima para seus artesanatos, esse produto, era uma planta, que denominava Caraá, (taquara fina utilizada para ornamentação).
Osório é berço de uma cultura diversificada, principalmente a açoriana, de paisagens naturais, belas lagoas, serra e mar.
Foi um dia de descobertas significativas e prazerosa para a equipe da nossa escola.


segunda-feira, 27 de abril de 2009

segunda-feira, 20 de abril de 2009

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Contando e Cantando-Princesa Violeta-Vera Linda Menezes

Que a literatura nos permite visitar a lugares que nunca estivemos, é vantagem que todo o mundo se deleita. Mas há momentos literários em que esta viagem fica ainda mais intensa.
Nossa escola teve a oportunidade de participar de um momento muito especial.Recebemos a visita da autora do livro Princesa Violeta,Vera Linda Menezes.
A autora narrou o livro interagindo com as crianças,também cantaram e fizeram perguntas sobre o livro,a história e sua trajetória.
Belo trabalho que contribuiu muito para a elevação da auto estima de nossos alunos pois o livro pode ser um objeto para que a criança reflita sua própria condição pessoal se identificando com a personagem principal que é negra.

Projeto Educaional de Estímulo á Leitura

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma Reflexão sobre a Alfabetização e Letramento

O que é Letramento?

Letramento não é um gancho
Em que se pendura cada som enunciado,
Não é treinamento repetitivo
De uma habilidade,
Nem um martelo
Quebrando blocos de gramática.

Letramento é diversão
É leitura à luz da vela
Ou lá fora, à luz do sol.

São notícias sobre o presidente,
O tempo, os artistas da TV
E mesmo da Mônica e Cebolinha
Nos jornais de domingo.

É uma receita de biscoito,
Uma lista de compras, recados colados na geladeira,
Um bilhete de amor,
Telegramas de parabéns e cartas
De velhos amigos.

É viajar para países desconhecidos,
Sem deixar sua cama,
É rir e chorar
Com personagens, heróis e grandes amigos.

É um Atlas do mundo,
Sinais de trânsito, caças ao tesouro,
Manuais, instruções, guias,
E orientações em bulas de remédios,
Para que você não fique perdido.


Um mapa do coração do homem,
Um mapa de quem você é,
E de tudo que você pode ser.
(Magda Soares)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Mais um recurso didático para a sala de aula

Esta semana as Fórmulas Inicial,I e II receberam mais um recurso didático para trabalhar em sala de aula.Foi entregue pelo diretor,professor Adroaldo, um aparelho de som portátil rádio e cd para cada turma.Sabemos da importância dos recursos tecnológicos para a nossa prática pedagógica e sem dúvida será muito utilizado com músicas e histórias auxiliando o(a) professor(a) a desenvolver uma aprendizagem prazerosa,lúdica e significativa para o aluno.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Festinha de Páscoa

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mensagem de Páscoa

Nesta Páscoa que você seja convidado
Pelo nosso mestre...
A confraternização
Para que começamos a sentir
a presença dele em nosso irmão...
Para a busca da paz,
Da união.
Olhar para o lado dar um sorriso...
Um aperto de mão.
Que Jesus nos encaminhe
para um novo amanhecer...
Buscando no irmão o seu valor...
Que a Páscoa! Não seja só um dia,
Que seja todos os dias do ano...
De busca, pelo o amor...
O reconciliar...
A confraternização...
A harmonia...
Que o coelho não traga só ovinhos de chocolates...
Que ele traga em sua cesta...
O AMOR E A PAZ.

Tenham uma Feliz Páscoa!!!

terça-feira, 31 de março de 2009

Fórmula II na Semana de Porto Alegre

sábado, 28 de março de 2009